Foto: Divulgação / Prefeitura de Itapoá Entre 2018 e 2023, Santa Catarina destacou-se como o estado mais ativo na realização de projetos de alargamento de faixas de areias, com quatro intervenções: Canasvieiras e Ingleses, em Florianópolis, Balneário Piçarras e Balneário Camboriú. No entanto, uma pesquisa da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) alerta para os impactos ambientais desse tipo de intervenção.
No cenário nacional, ocorreram 14 alargamentos durante esse período, com mais dez projetados para os próximos anos no litoral brasileiro. Destaque para Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina, que abriga o maior projeto do país, orçado em R$ 480 milhões e utilizando 12 milhões de metros cúbicos de sedimentos.
Em outubro de 2023, o Ecoando Sustentabilidade, projeto de pesquisa e extensão da UFSC, emitiu uma nota técnica alertando para as consequências ambientais das dragagens e aterros em praias arenosas. O grupo destaca o aumento dos alargamentos de praia no litoral catarinense e analisa os projetos à luz das mudanças climáticas e da erosão costeira, propondo atualizações normativas para esse tipo de empreendimento.
A nota técnica classifica como "errôneo" o argumento de que as obras nas praias têm impactos locais restritos, apontando impactos em áreas vizinhas, como a contínua liberação de material durante o processo de estabilização da berma da praia, além da contaminação da água e do ar por diversos poluentes.
O Ecoando Sustentabilidade baseou-se na análise das licenças ambientais de projetos de alargamento entre os anos de 2018 e 2023, abrangendo obras em Jurerê, Canasvieiras, Ingleses e Balneário Camboriú.
A nota técnica afirma que "em todas as praias alimentadas artificialmente têm ocorrido processos erosivos mais intensos, como mostram os degraus formados na orla e o desaparecimento de parte da areia de Balneário Camboriú".
Os autores da pesquisa também detectaram problemas em praias próximas às alargadas. Canajurê, localizada entre Canasvieiras e Jurerê, recebeu tanta areia que tem causado transtornos no embarque e desembarque de uma marina.