Número de mortos por terremoto em Turquia e Síria passa de 20 mil

chances de sobreviventes se dissipam

Por Redação em 10/02/2023 às 08:32:24

Frio, fome e desespero atingiram centenas de milhares de pessoas que ficaram desabrigadas após o terremoto que abalou Turquia e Síria três dias atrás, com a contagem de mortos passando de 20.000 nesta quinta-feira.

O resgate de um menino de 2 anos após 79 horas preso nos destroços de um prédio desabado em Hatay, na Turquia, e de várias outras pessoas animou as cansadas equipes de busca. Mas a esperanças estavam se dissipando de que outras serão encontradas vivos nas ruínas das cidades.

A contagem de mortes nos dois países agora supera as mais de 17.000 pessoas de 1999, quando um terremoto com força similar atingiu o noroeste da Turquia.

Uma autoridade turca disse que o desastre apresenta "dificuldades muito sérias" para a realização de uma eleição marcada para 14 de maio, na qual o presidente Tayyip Erdogan deveria encarar a competição mais difícil em duas décadas de poder.

Com indignação elevada pela demora na entrega de auxílio e para o início das operações de resgate, o desastre deve ter um papel na votação se ela seguir em frente.

O primeiro comboio da ONU carregando auxílio aos sírios cruzou a fronteira da Turquia.

Centenas de milhares de pessoas nos dois países estão desabrigadas no meio do inverno. Muitas se acamparam em abrigos improvisados em estacionamentos de supermercados, mesquitas, beira da estreada ou entre as ruínas, muitas vezes desesperadas por comida, água ou aquecimento.

Cerca de 40% dos prédios da cidade turca de Kahramanmaras, epicentro do tremor, estão danificados, segundo um relatório preliminar da Universidade Bogazici, da Turquia.


























Fonte: Investing

Comunicar erro
Milur Modas
Cipriani Multimarcas

Comentários