Nesta sexta-feira (10), o Deputado Estadual Delegado Egidio Ferrari (PTB) acompanhou uma denúncia de maus-tratos em Timbó (SC). O caso se tratava de um canil clandestino, com seis animais em situações precárias no bairro Vila Germer. Também participaram do resgate a equipe do parlamentar, a Polícia Civil, a jornalista Danubia de Souza, o Vale dos Pets e a vereadora Gilmara Giotti.
Os indícios eram de que o tutor mantinha os animais presos em um galinheiro, sem higiene necessária.
Todos os resgatados, cães de diferentes tamanhos e portes, foram encaminhados para uma clínica veterinária, que constatou que os animais passaram por caudectomia. Situação onde o rabo do animal é cortado para fins estéticos, prática proibida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CMFV). O tutor dos animais relatou para Polícia Civil que o canil estava desativado.
Além disso, os cães também apresentavam sinais de cistite, sarnas, carrapatos, dentre outras doenças. Após o tratamento, os animais serão encaminhados para um lar temporário.
"O proprietário já era acompanhado pelo Ministério Público e, agora, responderá novo inquérito policial.
É totalmente inaceitável que os animais vivam nesta situação. Precisamos oferecer qualidade de vida aos animais, dar comida, água, protegê-los do sol e da chuva e mantê-los em um ambiente que possam se locomover, não prejudicando sua saúde", destacou o deputado.
Fonte: Misturebas