Vereador de SC quer criar o "Dia Municipal de Combate à Violência Doméstica Contra o Homem"

O projeto leva como justificativa principal o caso do menino Rhuan Maycon da Silva Castro

Por Redação em 20/07/2022 às 17:26:49

ND

Um PL (Projeto de Lei) diferente foi apresentado na Câmara de Vereadores de Lontras, no Vale do Itajaíí. O vereador Valdemar Ignaczuk (PL), conhecido como Rabuja, apresentou proposta para instituir o "Dia Mundial de Combate à Violência Doméstica Contra o Homem".

De acordo com o projeto, a data seria lembrada no dia 31 de maio de cada ano e passa a integrar o calendário oficial de eventos do município de Lontras.

O vereador diz que a motivação para a criação da data é referente a morte, com apenas 9 anos, de Rhuan Maycon da Silva Castro. A criança era moradora do Distrito Federal e foi morto e decapitado pela mãe e pela companheira dela no em 31 de maio de 2019.

"As duas foram acusadas por tortura. Segundo o MP, elas castraram e emascularam a vítima clandestinamente e impediram que Rhuan tivesse acesso a qualquer tratamento ou acompanhamento médico. As acusações são de que houve a amputação do órgão genital de Rhuan, um ano antes de sua morte. Pelo simples fato dele ser "menino" e a mãe e sua companheira, gostariam que tivesse nascido "menina"", informa a justificativa.

O vereador destaca que ficou muito tocado com a história do menino. "Essa história do Rhuan Maycon me tocou muito. A gente vê que ele não sofreu violência só porque ele era criança. Ele sofreu violência doméstica, ele foi castrado, foi torturado, foi maltratado por muito tempo antes de ser morto pela sua mãe e pela companheira dela e por ser criança não, por ser criança e por ser menino", enfatiza.

Fonte: ND+

Comunicar erro
Milur Modas
Cipriani Multimarcas

Comentários

Ponto Com
Ponto Com
Papillon