A Polícia Civil através da Delegacia de Polícia de Laurentino, em uma operação sob o comando do Delegado Juliano Bridi, com apoio dos policiais de Laurentino e Rio do Oeste e da gerência regional de saúde e vigilância sanitária regional de Rio do Sul, deram cumprimento ao mandado de busca e apreensão expedido pela vara única da comarca de Rio do Oeste, nesta quarta-feira (31), em desfavor de um "comerciante" de fármacos irregulares que fazia atendimentos espirituais (prática de curandeirismo) em um sítio localizado no interior do município.
No local estavam diversas pessoas aguardando "consulta".
Foram encontrados diversos produtos medicamentos e chás destinados, em tese, a fins terapêuticos ou medicinais, pois constavam a sua indicação terapêutica – diabetes, parkinson, intestino, estomago entre outros.
Foi aprendido também, cadernos com anotações da prática.
Era tanto material que foi necessário auxílio de um caminhão caçamba para o transporte de todo que foi aprendido.
Ainda no recinto foi localizado e apreendido uma "vultuosa" quantidade de dinheiro em espécie.
Ao final, restou verificado nos fundos da residência, mas dentro do cercado (ao lado da porta do consultório) um cão em estado precário de saúde, que não se movia, com bichos nele, aparentemente com muita fome, momento em que restou acionada a Associação Laurentinense de Proteção Animal que recolheram o cachorro, devido seu estado debilitado e encaminharam para atendimento veterinário.
O médico veterinário da Clínica Pompílio em Rio do Sul, atestou os maus-tratos.
Dado a todos os fatos constatados, foi dado voz de prisão em flagrante àquele homem por maus-tratos contra animais, curandeirismo, falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produtos de farmacêuticos a fins terapêuticos ou medicinais.
Na sequência o preso foi conduzido a delegacia de polícia para formalização dos procedimentos.
Os objetos apreendidos foram acondicionados na garagem da delegacia.
Após a realização dos atos processuais, a grande soma foi depositada em conta judicial, e o indivíduo foi encaminhado ao presídio regional de Rio do Sul.
Fonte: Sintonia 94.7