Durante a tarde desta quinta-feira (24), a Serra Catarinense registrou inúmeros estragos devido a um intenso temporal que afetou a região. De acordo com informações dos meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho, o fenômeno que impactou o município de Lages pode ser caracterizado como uma microexplosão.
Conforme explicado por Piter, essa evento consiste em ventos extremamente fortes que ocorrem em um curto espaço de tempo, sendo capazes de causar uma variedade de transtornos e danos. "Uma microexplosão pode atingir velocidades facilmente superiores a 80 a 100 km/h. Esse tipo de evento está vinculado a condições climáticas severas."
Devido à intensidade dos ventos, por exemplo, uma árvore de eucalipto caiu em cima de uma casa onde morava uma família com cinco pessoas. O caso ocorreu na Rua Lucília Novack Wigers, no bairro Vila Maria, levando os membros da família a perderem todos os seus pertences.
Em outra situação, uma porta de vidro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) quebrou durante o forte temporal. De acordo com a assessoria da universidade, o incidente ocorreu no hall de entrada do prédio do curso de Agronomia. Apesar do susto, ninguém se feriu e a unidade contabiliza apenas danos materiais.
Fonte: Rede web