Policiais rodoviários federais realizaram uma operação de fiscalização na BR-470, em Blumenau, resultando no resgate de 19 aves silvestres da espécie "Trinca-Ferro", que haviam sido caçadas ilegalmente. A ação aconteceu na noite desta segunda-feira (28) por volta das 21h.
Durante a abordagem, os agentes se depararam com os pássaros confinados dentro de caixas de sapato e em uma gaiola no porta-malas de um veículo Ford/Ka, com placas de Itajaí. A espécie "Trinca-Ferro" é protegida por lei, tornando sua caça e transporte ilegais. Os dois ocupantes do veículo, identificados como o motorista e o passageiro, admitiram ter capturado as aves na região de Itaiópolis, com a intenção de levá-las até Itajaí.
Além das aves resgatadas, os policiais encontraram uma rede de caça e dois aparelhos de som que eram usados como chamariz para atrair os pássaros. Tais métodos demonstram o grau de planejamento e organização empregados pelos caçadores ilegais.
Após a descoberta, as aves foram entregues à Polícia Militar Ambiental, que cuidará de sua reabilitação e posterior soltura em seu habitat natural. Quanto aos suspeitos, ambos têm antecedentes criminais relacionados ao mesmo crime, com um deles já tendo sido flagrado em atividades ilegais semelhantes no ano de 2021.
Os envolvidos serão alvo de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de apanhar e transportar espécimes da flora silvestre sem a devida autorização dos órgãos ambientais.
Fonte: Vale do Itajaí Notícias/Judson Lima
Fonte: Rede Web TV