O município de Taió prevê que a enchente que atinge o município seja a maior da história, com o nível do Rio Itajaí-Açu ultrapassando até mesmo as marcas atingidas em 1983 e 2011.
O prefeito Horst Alexandre Purnhagen alerta que a situação ficou ainda mais crítica no município nas últimas horas. Desde o fim da tarde de domingo (8), a água começou a atingir o segundo andar das casas, pavimento em que moradores haviam se abrigado após o início dos alagamentos.
Com isso, o município passou a receber muitos chamados de resgate de moradores. A prefeitura solicitou reforço ao Corpo de Bombeiros Militar, que deslocou mais dois grupos de oficiais à cidade. Agora, cinco equipes dos bombeiros circulam em barcos para atender aos chamados, retirar os habitantes e levá-los a abrigos. Apesar do alerta, até o momento a cidade não teve ocorrências com vítimas.
O município já ativou cinco abrigos, onde há cerca de 100 pessoas acolhidas, mas a previsão é de que o número deva aumentar nas próximas horas. O prefeito chegou a fazer um apelo aos moradores para que ajudem abrigando vizinhos e familiares, já que os espaços abertos pelo município podem não ser suficientes.
"A cidade está embaixo d"água. Nunca tivemos algo tão severo, pelo menos em um espaço de tempo tão curto, então imaginamos que possa ser a maior da história".
Fonte: Portal Educadora