A chuva deve enfraquecer em Santa Catarina nesta sexta-feira (13). Porém, o risco de deslizamentos e inundações continua, alertou a Defesa Civil, já que todas as regiões estão com o solo encharcado.
Desde 4 de outubro, o estado registra estragos por causa das fortes chuvas. Duas pessoas morreram e um bebê ficou ferido. Dos 295 municípios catarinenses, 142 tiveram algum dano por causa das chuvas e 112 deles decretaram situação de emergência.
A Defesa Civil destaca que há riscos de deslizamentos até a manhã da próxima segunda (16). As chances de queda de barreira são maiores no Vale do Itajaí, Norte, Serra e nos pontos mais altos da Grande Florianópolis e Oeste. Porém, o risco vale para todo o estado.
O órgão orienta que as pessoas estejam atentas a sinais como rachaduras em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água saindo do solo.
Nesta sexta, pode ocorrer chuva fraca entre o Vale do Itajaí, Norte e Grande Florianópolis por causa do fluxo de umidade do oceano em direção à costa, informou a Defesa Civil.
No Oeste, o tempo deve ficar nublado. As temperaturas máximas devem atingir 12°C na Serra, 17°C no Sul e na Grande Florianópolis, 18ºC no Norte e Vale do Itajaí e 22ºC no Oeste.
No sábado (14), o tempo deve ficar firme, com variação de nuvens. Há possibilidade de chuviscos no Norte. Os ventos devem ser na direção Leste, com intensidade fraca. Durante a tarde, as temperaturas máximas devem variar entre 22°C e 25°C no Oeste e entre 17°C e 20°C no litoral.
A chuva deve voltar ao estado no domingo (15), mas com intensidade fraca. Na segunda, o fluxo de calor e umidade da região Norte volta a ficar direcionado para Santa Catarina, provocando temporais e chuvas intensas principalmente no Oeste e áreas mais altas do estado.
Fonte: Rede web