Na noite deste sábado, 14, o governador Jorginho Mello fez uma reunião na sede da Defesa Civil para atualizar as informações do impacto das chuvas e alinhar as novas ações de atendimento aos municípios afetados.
"Primeiro de tudo é importante alertar as pessoas que, infelizmente, este evento climático ainda não terminou. A população precisa continuar atenta e a gente vai seguir mobilizado, trabalhando com todas as nossas equipes a campo atendendo quem precisa e ajudando os municípios no trabalho de reconstrução. Tudo o que fizemos até agora e as ações futuras que estamos planejando têm e terão respaldo técnico. A gente não pode impedir a força da natureza, mas vamos encarar de frente, como nunca ainda foi feito, os problemas que precisam ser resolvidos para garantir mais segurança a nossa gente, especialmente, para situações como a que estamos vivenciando", frisa o governador Jorginho Mello.
Relatório da Defesa Civil
Segundo o relatório divulgado às 18h deste sábado, permanece em 144 os municípios que registraram ocorrências em virtude das chuvas registradas desde o dia 4 de outubro. São 121 os municípios que decretaram situação de emergência. Subiu para três o número de óbitos. As informações ainda estão sendo apuradas.
Hoje, em todo o estado são 146 abrigos ativos. Segundo informações repassadas pelas prefeituras, mais de 17 mil pessoas estão desabrigadas. Desde a semana passada, o Governo do Estado realiza o trabalho de ajuda humanitária levando água, alimentos, material de limpeza, colchões e roupas para as famílias afetadas. Desde o dia 3 de outubro o Corpo de Bombeiros Militar atendeu 1.635 ocorrências em 140 municípios.
Fonte: Rede web