A Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Rio do Sul divulgou um relatório de ruas e pontes que apresentam algum tipo de interdição total ou parcial, devido a estragos causados por conta do excesso de chuva ou elevação do nível do rio.
A Serra do Tucano, na rodovia Lauro Pamplona, que liga Rio do Sul a Presidente Getúlio pelo bairro Itoupava permanece interditada. Rachaduras na pista tornam necessário o fechamento completo do local até que nova avaliação, com o tempo seco, possa ser realizada para verificar qual intervenção precisa ser feita na região.
Três pontes pênseis estão completamente interditadas em Rio do Sul e outra está parcialmente interditada, ou seja, ainda pode ser usada por pedestres. As estruturas serão acompanhadas pelos técnicos da prefeitura e estão sendo feitos levantamentos para recuperação. Entretanto, não há prazo para liberação das estruturas.
Outras três ruas de Rio do Sul apresentam algum tipo de problema e precisam de interdição parcial. Estas também continuam sendo monitoradas pela equipe da prefeitura. Em geral, são locais que tiveram algum tipo de deslizamento de terra ou rachaduras que apresentam risco maior para o uso, mas não comprometem a passagem totalmente.
Três residências, sendo duas na rua José Valiatti no bairro Santa Rita e outra na rua Acaraí no bairro Progresso. Foi recomendado a saída das famílias para a casa de parentes. Não há registro de feridos.
Todos os prejuízos causados pela enchente estão sendo levantados em Rio do Sul, tanto da parte dos serviços públicos, como vias, pontes, estruturas do município e locais interditados. E aqueles serviços particulares, tanto de pessoas físicas como jurídicas, ao qual está sendo feito através de pesquisa disponível no site da prefeitura. Estes levantamentos são cadastrados no sistema da Defesa Civil Nacional (S2iD), que serve para ajudar os municípios a receberem repasses de recursos para a reconstrução de estragos.
Vias totalmente interditadas por tempo indeterminado
– Ponte Pênsil de ligação da BR-470 ao Bairro Barragem via Rua Curitibanos
– Ponte Pênsil de ligação do bairro Canta Galo ao Bairro Jardim América (Ponte Unidavi)
– Ponte Pênsil de Ligação do bairro Navegantes (Estrada Navegantes) ao bairro Bremer (Estrada Blumenau) próximo a Fundisul,
– Serra do Tucano, entre Rio do Sul e Presidente Getúlio
Vias parcialmente interditadas por tempo indeterminado
– Ponte pênsil entre o Jardim América e o Canta Galo do Galo – Canta Galo (Liberado apenas para pedestres)
– Rua Daniel Andreatta – Bairro Sumaré
– Rua Humaitá – Bairro Boas Vista
– Beco Liberdade – Canta Galo
Fonte: Clóvis Eduardo Cuco / Prefeitura de Rio do Sul
Fonte: Portal Educadora