Para dar vazão ao volume de água da barragem Oeste, em Taió, a Defesa Civil de Santa Catarina abriu seis comportas da estrutura na manhã desta quarta-feira (1°).
A operação começou na terça-feira (31), após o reservatório ultrapassar sua capacidade máxima. No início da tarde desta quarta-feira (1°), a estrutura estava 102.91% da ocupação total.
Uma comporta ainda segue fechada. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a abertura das comportas não representa aumento significativo da vazão de água de saída da barragem.
O objetivo, conforme o órgão, é fazer um esvaziamento do reservatório para que ele reduza o volume de armazenado, visto que Santa Catarina tem previsão de grandes volumes de chuva nos próximos dias, fazendo com que a estrutura consiga armazenar mais água.
"Cabe destacar que tal operação é acompanhada pela equipe técnica da Defesa Civil de Santa Catarina", pontua a nota divulgada através das redes sociais.
A barragem Sul, em Ituporanga, segue com quatro comportas fechadas e apenas uma aberta.
A comporta da barragem Norte, em José Boiteux, foi fechada nesta terça-feira (31), devido á previsão de chuva volumosa para a região entre quinta (2) e sexta-feira (3).
A estrutura já tinha uma de suas comportas fechadas, e no início da tarde de ontem, foi fechada a segunda, conforme informou a Defesa Civil de Santa Catarina.
A manobra de fechamento da comporta irá auxiliar na diminuição dos níveis dos rios abaixo do reservatório, antes da chegada das chuvas volumosas previstas, minimizando impactos de possíveis novas enchentes.