A Defesa Civil de Rio do Sul está em estado de emergência, por conta da elevação do nível do rio Itajaí-Açu nesta sexta-feira (3 de novembro). Com a chuva das últimas horas na região do Alto Vale do Itajaí, o nível do rio sobe gradativamente e Rio do Sul já registra mais uma enchente. A cota de inundação no município está em 9 metros e a cota de atenção em 9,5 metros.
A Guarda Municipal vem fazendo o monitoramento do trânsito. Até a manhã desta sexta-feira, a passagem pela ponte sobre o ribeirão Ximbica, na região da rua Wenceslau Borini, está interditada. Algumas ruas na Cohab do bairro Bela Aliança, Jardim Bianquet, no Taboão, João Fronza, no Santa Rita, já apresentam pontos de alagamento. O motorista deve dirigir com cuidado nestes locais e não colocar o veículo em locais com água.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social continua com seis abrigos abertos e recebendo as pessoas que precisam sair de casa, com registro de 53 famílias e 182 pessoas nos locais de atendimento. No momento, não há residências alagadas na cidade.
Não há registro de ocorrências causadas pela chuva nos últimos dias, como deslizamentos de terra. A Defesa Civil reforça que o tempo chuvoso favorece este tipo de situação e qualquer problema deve ser informado pelo telefone 199.