Com o tempo firme registrado no Litoral Norte catarinense nesses últimos dias, as prefeituras têm se dedicado a uma tarefa diária em relação às praias: a limpeza desses locais. Isso porque, com as chuvas de outubro, muito lixo trazido pelo Rio Itajaí-Açu acabou parando nas orlas de Penha, Navegantes, Itajaí, Porto Belo e Bombinhas. Fotos feitas pelas equipes dão uma dimensão do que foi recolhido.
Apenas em Navegantes, até o momento, foram mais de 200 toneladas de entulho retiradas dos quase 12 quilômetros de extensão de areia das praias. Segundo o secretário de Saneamento Básico, Valério de Campos, os trabalhadores passam com as máquinas diariamente, porém, como a maré continua trazendo mais lixo, todo dia é necessário repetir o processo.
Os resíduos mais comuns são galhos e até a árvore inteira, com raiz. A lista, no entanto, não para por aí. Os funcionários já encontraram desde sacolas plásticas, garrafas e móveis até animais mortos.
A expectativa da secretaria é de que, se as ocorrências relacionadas às chuvas derem uma trégua, a "faxina" deve terminar na próxima semana.