Calculadora da água: descubra quanto você deve beber por dia; 2 litros não valem para todos

Cálculo pode ser feito a partir do seu peso. No entanto, há pessoas que podem ter que beber mais ou menos água - tudo depende do estilo de vida e de outras restrições.

Por douglas wiggers em 14/11/2023 às 15:12:14

Qual é a quantidade certa de √°gua que devemos beber por dia? Existe uma fórmula que indica o consumo di√°rio (veja detalhes neste texto), mas voc√™ pode descobrir o total com a calculadora abaixo:


Mas tem outros fatores a serem considerados, como a pr√°tica de atividade física e se a pessoa sua demais.

Confira abaixo a conta que deve ser feita e os benefícios de se manter hidratado.

1 - Quanto de √°gua devo tomar?

Em média, um adulto precisa beber 2 litros de √°gua por dia. Mas não tem uma fórmula única para todo mundo: a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo.

D√° para fazer um c√°lculo individual: multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo. Por exemplo: uma pessoa que pesa 55 quilos deve tomar pelo menos 1,9 litro diariamente.


???? √Āgua é insubstituível: o ideal é que esses dois litros sejam apenas de √°gua, sem contar a que est√° presente em alimentos ou outras bebidas que podem ser ingeridas ao longo do dia.

???? A melhor hidratação é feita de forma gradual: ou seja, beba pequenas quantidades de √°gua durante a manhã, tarde e noite. Faz mal para a saúde ficar o dia todo sem beber uma gota e, à noite, tomar um litro de uma vez só.

???? Para pessoas que suam mais, estão em locais quentes e secos ou praticam esportes e atividades físicas, o consumo de √°gua di√°rio pode aumentar para 3,5 até 4 litros.

???? H√° pessoas que possuem restrições na ingestão de √°gua e, por isso, podem beber apenas 1 ou 1,5 litro por dia. É o caso de pacientes com problemas cardíacos específicos ou outras comorbidades.

Segundo os especialistas, não d√° para substituir um copo de √°gua por uma lata de refrigerante ou um copo de suco. Se voc√™ quiser variar na ingestão do líquido, o ideal é fazer isso com a própria √°gua.

"O que d√° para fazer é, em determinados momentos, tomar √°gua aromatizada, com fruta ou g√°s para variar um pouco e ajudar no paladar", diz o endocrinologista Madson Queiroz de Almeida, presidente do Departamento de Adrenal e Hipertensão da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Idosos também tendem a sentir menos sede. "Conforme vão envelhecendo, as pessoas vão perdendo o centro da sede e tendem a ser mais desidratadas", afirma a nutróloga e geriatra Mariana Carvalho.



2 - √Āgua em pouca quantidade ou em excesso faz mal?

Não tomar √°gua ao longo do dia causa desidratação, que gera problemas de saúde a curto prazo, como intestino preso e pedras nos rins. O principal sinal que indica que voc√™ est√° desidratado é a sede.

Quando você tem sintomas de sede, você já deveria estar bebendo água há muito tempo.
— Mariana Carvalho, nutróloga

A desidratação também causa alterações na urina, que pode ficar mais escura e ter mal cheiro.

Beber √°gua demais também pode fazer mal. "Quando voc√™ tem um excesso de √°gua, pode causar uma maior diluição do corpo humano e hiponatremia, que é uma baixa concentração de sódio no sangue. Quando isso acontece, a pessoa tem dor de cabeça, n√°useas e confusão mental", afirmou a médica.

De acordo com Mariana, excesso de √°gua pode levar à morte em alguns casos: depende do estado de saúde da pessoa e de alguma restrição ou comorbidade que ela possa ter.


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