Duas rodovias de Santa Catarina tiveram o asfalto considerado péssimo pela pesquisa CNT de Rodovias, feita pela Confederação Nacional de Transportes (CNT). São elas a SC-305 e a SC-350, localizadas entre o Oeste e o Alto Vale do Itajaí, respectivamente. O governo do Estado afirma que já trabalha em ações para recuperar o pavimento de ambas as vias.
A avaliação do requisito leva em conta as condições da superfície do pavimento (estado de conservação e a segurança ao motorista), rolamento e acostamento da rodovia. Entre as irregularidades consideradas estão fissuras, remendos, buracos, afundamentos e ondulações na pista.
No tópico, as duas rodovias foram consideradas péssimas. Na SC-305 foram avaliados 70 quilômetros de extensão. A via está localizada entre os municípios de Palma Sola e Campo Erê. Já na SC-350 — que inicia no Meio-Oeste e termina no Alto Vale do Itajaí — foram analisados 131 quilômetros. A descrição dos trechos, no entanto, não foi divulgada.
Ao considerar o estado geral — que leva em conta também os quesitos sinalização e geometria —, as duas estradas foram consideradas ruins. No caso da SC-305, a sinalização foi vista como regular, enquanto a geometria foi avaliada como ruim. Já na SC-350, tanto a sinalização quanto a geometria foram classificadas como ruim.
Para a CNT, os defeitos no pavimento influenciam diretamente no aumento dos custos operacionais, além do consumo de combustíveis. Também há risco de crescimento no número de acidentes.
"A má condição da superfície de rolamento das rodovias, com afundamentos, ondulações e/ou buracos, por exemplo, contribui para a instabilidade do veículo e, consequentemente, para a dificuldade em mantê-lo na trajetória desejada, podendo gerar colisões devido à mudança brusca de direção e à perda do controle do veículo", diz a entidade.
Em nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade informou que a SC-305 será revitalizada. As obras, que vão abranger 28 quilômetros em pavimento, devem iniciar em 5 de janeiro de 2024 e vão custar R$ 120 milhões.
Já em relação a SC-350, no trecho entre a SC-153 e a BR-116, na região de Caçador, a pasta realiza uma ação emergencial para melhorias no pavimento, que começou nesta quinta-feira (30). A licitação para revitalização da via está em elaboração. A secretaria afirma, ainda, que os eventos climáticos dos últimos dias também agravaram a situação do pavimento da rodovia.
Já sobre a pesquisa, a Secretaria afirma que conhece a situação das rodovias estaduais desde o início do ano e, por conta disso, criou o Programa Estrada Boa, que tem como foco recuperar a malha viária estadual. Ao menos R$ 2.165 bilhões serão investidos para restaurar, implantar e revitalizar 1.504 quilômetros de estradas estaduais. No total, 231 municípios serão beneficiados em 60 rodovias, sendo 38 na primeira fase.
Ainda no quesito pavimentação, 13 rodovias foram consideradas ruins. Outras quatro foram classificadas como boas, enquanto duas foram consideradas ótimas: seis quilômetros da BR-376, na divisa com o Paraná, e um trecho considerado "acesso", mas que não especifica a localização.
Já nos outros quesitos, a SC-283, localizada no Oeste do Estado, é considerada péssima ao analisar a sinalização da via, enquanto seis estão neste patamar ao levar em conta a geometria da pista: SC-161, SC-477, SC-480, SC-112, SC-150 e SC-283.
A pesquisa CNT de Rodovias foi divulgada na quarta-feira (29) e avalia as condições da infraestrutura rodoviária de todo o país. Em todo o Brasil, foram analisados mais de 111 mil quilômetros de rodovias pavimentadas, sendo 67.659 quilômetros de malha federal (BRs) e 43.843 quilômetros dos principais trechos analisados.
Em Santa Catarina, foram analisados 3.515 quilômetros, cinco a mais que na pesquisa de 2022. De toda a malha rodoviária pavimentada, 72% apresenta algum tipo de problema, sendo a rodovia considerada regular, ruim ou péssima — o que representa 2.529 quilômetros. Só em relação às vias classificadas como péssimas, são 282 quilômetros. Já 28% da malha é considerada ótima ou boa.
No ano passado, 68,2% da malha rodoviária estava com problemas, enquanto 31,8% era considerada ótima ou boa.
O levantamento também apontou que há 34 pontos críticos no Estado. Ao comparar com a pesquisa de 2022, houve um crescimento de 88%, já que no ano passado eram 18 pontos críticos. No entanto, é o menor índice em relação aos demais estados do Sul: Paraná tem 36, enquanto o Rio Grande do Sul tem 59 pontos críticos.
Ainda de acordo com a CNT, para recuperar as rodovias em Santa Catarina é necessário um investimento de R$ 3,71 bilhões em obras de recuperação. Em 2023, o governo federal investiu R$ 405,36 milhões até setembro na infraestrutura rodoviária do Estado. Ao todo, foram liberados R$ 693,58 milhões em recursos.
O levantamento também aponta que houve um prejuízo de R$ 1,37 bilhão em acidentes no ano passado. No mesmo ano, o governo gastou R$ 146,95 milhões com obras de infraestrutura rodoviária de transporte.
Fonte: Diário Catarinense/NSC Total