As instituições bancárias associadas à Febraban (Federação Brasileira de Bancos) deixam de oferecer o serviço tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. No entanto, o agendamento do DOC poderá ser feito até 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente.

Além do DOC, também deixarão de ser oferecidas as operações de TEC, que é a Transferência Especial de Crédito. Criado em 1985 pelo Banco Central, o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos, principalmente após o lançamento do PIX, em novembro de 2020.

Levantamento feito pela Febraban mostra que as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18,3 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano. O DOC ficou bem atrás dos cheques, TED, boleto, cartões de débito e de crédito e do PIX, escolha preferida dos brasileiros.

Tanto na TEC quanto no DOC o valor máximo das transações é de até R$ 4.999,99. As movimentações feitas por meio do DOC são efetivadas um dia depois do banco receber a ordem de transferência. Já a TEC garante a transferência do dinheiro até o final do mesmo dia.

Via Agência Brasil?