Na noite do dia 25/01 por volta das 23h50min, equipes da Guarda Municipal realizavam rondas pelo bairro Brehmer em Rio do Sul, quando avistaram uma motocicleta ocupada por dois masculinos, ao se aproximarem verificaram que o carona avistou a viatura e prontamente avisou o condutor, que acelerou a motocicleta em tentativa de fuga.
Devido ao fato a guarnição emitiu ordem de parada que foi ignorada, então o condutor empreendeu fuga, porém a via em que seguiram estava obstruĂda. Trata-se de uma ponte pĂȘnsil danificada pelas enchentes. Assim o condutor acabou colidindo a motocicleta na estrutura danificada da ponte caindo as margens do rio Itajai-açu, a dupla persistiu na fuga nadando para o outro lado do rio.
Foram realizadas buscas pela mata e também pelas ruas adjacentes, com apoio do PPT da PolĂcia Militar, logrando ĂȘxito na captura dos indivĂduos. Um foi localizado próximo a BR470 no Bairro Navegantes BR470 e o outro no Bairro Brehmer, na Estrada Blumenau. Com a queda os ocupantes tiveram escoriações e suspeita de fratura, foram conduzidos ao Hospital Regional do Alto Vale para atendimento.
No local da queda foi encontrado um celular e um aparelho chamado "JAMMER" que é utilizado para furto de veĂculos e ainda é de uso restrito em presĂdios ou penitenciĂĄrias para evitar a comunicação clandestina com detentos.
O Jammer um aparelho que cria um sinal de banda-larga, com o objetivo de bloquear o sinal de telefonia celular. Essa ação impede a comunicação do rastreador com a central de rastreamento, fazendo com que o operador não consiga fazer a localização do veĂculo em tempo real.
"O jammer é usado, geralmente, por quadrilhas especializadas em roubos de carga para impedir a comunicação entre o veĂculo e a empresa. Atualmente, a venda do dispositivo "antirrastreamento" é controlada pela AgĂȘncia Nacional de Telecomunicações (Anatel).Fonte: AgĂȘncia Câmara de NotĂcias
Por fim a motocicleta foi removida ao pĂĄtio de guincho conveniado e os indivĂduos após ao atendimento hospitalar foram encaminhados a delegacia para as devidas providĂȘncias.