O governo estadual lançará em abril o Programa Santa Catarina-Proteção Levada a Sério, com várias ações destinadas à proteção de cheias do Vale do Itajaí. São projetos definidos em estudos realizados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Informações dadas pelo Secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza, durante reunião com a bancada do Vale do Itajaí na Assembleia Legislativa.
O plano contará com 25 obras a serem executadas até 2033, num investimento estimado de R$ 5 bilhões.
Segundo o secretário "a expectativa é que três delas ocorram já em 2024: a dragagem do rio Itajaí-Açu no trecho urbano de Rio do Sul e a construção de duas novas barragens, uma em Mirim Doce e outra em Petrolândia. Além disso, o Estado está iniciando os trabalhos para efetuar o reparo de uma das duas comportas da Barragem de José Boiteux, que encontra-se inoperante".
O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa e contou com a presença de seis parlamentares: Emerson Stein (MDB) – coordenador do colegiado -, Napoleão Bernardes (PSD), Marcos da Rosa (UB), Oscar Gutz (PL), Carlos Humberto (PL) e Paulinha (Podemos).