O processo que pede a cassação do senador Jorge Seif (PL-SC) no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está pronto para ser votado. O julgamento foi marcado para o dia 4 de abril.
Essa é uma das ações mais esperadas do ano para os catarinenses. O relator do processo é o ministro Floriano de Azevedo Marques.
O senador é julgado por suposto abuso do poder econômico, movido pela coligação Bóra Trabalhar (União-PSD-Patriota) e pelo ex-governador Raimundo Colombo (PSD).
Seif foi absolvido no TRE-SC
Em novembro do ano passado, o TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) julgou os pedidos de cassação improcedentes. Entendeu não ter provas suficientes para demonstrar a gravidade das condutas de abuso de poder econômico.
Diante da decisão do TRE-SC, a coligação "Bora Trabalhar" (PSD/União Brasil e Patriota) apresentou recurso ordinário junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), requerendo a reforma do acórdão da Corte Regional.
No início deste mês, a situação do mandato do senador complicou. O vice-procurador-geral Eleitoral, Alexandre Espinosa Bravo Barbosa, emitiu parecer determinando a cassação do mandato da chapa eleita para o Senado em Santa Catarina, nas eleições 2022.