COMO POLÍCIA ENCONTROU ARTEFATO EXPLOSIVO EM PRÉDIO RESIDENCIAL

Artefato explosivo mobilizou uma equipe especializada do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar

Por douglas wiggers em 27/03/2024 às 08:29:03

Foto: Divulgação / PMSC

Foto: Divulgação / PMSC

Quase três horas depois da localização de um explosivo escondido no sótão de um prédio residencial na Rua Elvira Bornhofen, no bairro Passo Manso, por volta das 23h30 a equipe especializada do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar conseguiu retirá-lo do edifício com segurança e detonar a bomba.

O artefato foi encontrado por volta das 20h, enquanto os militares realizavam um patrulhamento na região de um condomínio onde havia a suspeita de tráfico de drogas.

Três homens em atitude suspeita, ao perceberem a presença da Polícia Militar, empreenderam fuga em direção a um dos blocos do condomínio, levantando a suspeita. Durante uma varredura no interior do bloco para tentar localizar os suspeitos, os policiais encontraram o artefato explosivo.

O que se sabe sobre o explosivo encontrado?

De acordo com a Polícia Militar, trava-se de uma unidade de emulsão encartuchada, "provavelmente de nitrato de amônia (aproximadamente 125 gramas), com espoleta detonadora estriada no estopim".

De acordo com o capitão da Polícia Militar de Blumenau, Rodrigo Siedschlag, "trata-se de um explosivo costumeiramente utilizado na detonação de rochas, mas que, igualmente, é empregado em ações criminosas".

"Adianto que não se trata de qualquer ameaça ou bomba. É algo, infelizmente, corriqueiro para a PM esse encontro de material explosivo, mas que demanda uma série de providências para garantir a segurança de todos. E muito provavelmente os criminosos daquele local estavam guardando o material para usar em alguma ação ou negociá-lo para tal", explicou Siedschlag.

A partir desse momento começou uma operação para isolar o prédio residencial, com o apoio de outras viaturas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Os moradores foram retirados dos apartamentos até que o artefato fosse recolhido.

Uma equipe especializada do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar de Santa Catarina (Bope) recolheu o explosivo. Com a situação controlada, os moradores retornaram em segurança para os apartamentos. Nenhum suspeito foi localizado.

Fonte: Bruna Ziekuhr / ND+

Comunicar erro
Milur Modas
Cipriani Multimarcas

Comentários

Ponto Com
Ponto Com
Papillon