A Defesa Civil emitiu um alerta para chuvas intensas em Santa Catarina. Em nota conjunta com a Epagri/Ciram, que monitora as condições do tempo, o órgão prevê um acumulado acima de 350 milímetros (mm) no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. Nas regiões, a média para o mês está entre 100 a 150 mm.
A informação foi divulgada pelos órgãos na quinta-feira (11), indicando a possibilidade de precipitação até três vezes maior do que o esperado para abril em apenas quatro dias. A chuva começou na quinta-feira (11) e deve persistir até terça-feira (16).
O risco é "alto" a "muito alto" para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas nas áreas em laranja do mapa, moderado nas área em amarelo e baixo nas áreas em verde (veja o mapa abaixo).
A sexta (12) e o sábado (13) são os dias mais críticos, com o aumento de ressaca no mar e ondas de até 3 metros de altura. Nesta manhã, as instituições se reúnem para atualizar a situação da previsão.
A chuva persistente é provocada pela combinação do sistema de alta pressão no oceano e instabilidade atmosférica que devem atingir, principalmente, o litoral catarinense.
A previsão é de que o tempo siga chuvoso pelo menos até a próxima terça-feira, quando uma frente fria avança pelo sul do Brasil, provocando chuva em todas as regiões catarinenses.
Em emergências, a população pode telefonar para 193, para chamar os bombeiros, ou 199, para a própria Defesa Civil.
??Tempestades com ventos fortes e raios
???????? Alagamentos
???? Ressaca
???? Cadastre para receber SMS da Defesa Civil
Envie uma mensagem SMS para 40199 contendo apenas no corpo do texto com o Código de Endereçamento Postal (CEP) (com ou sem hífen ou espaço);
Fonte: Rede Web TV