Trata-se de ocorrĂȘncia policial de Falsificação de documento público, Posse ou porte de drogas para uso pessoal, dirigir sob efeito de ĂĄlcool e/ou droga, ResistĂȘncia e Cumprimento de Mandado de Prisão/Apreensão de Adolescente.
A guarnição de trânsito realizava uma barreira de trânsito nas imediações da Avenida Brasil, bairro Rio Morto em Indaial, quando abordou o veículo I/JAC J3. Como procedimento padrão adotado, foi solicitado ao condutor para que apresentasse o seu documento de habilitação, bem como, o CRLV do veículo. Ao consultar os documentos na base de dados, constatou-se indícios de inautencidade/falsificação na CNH de nome do condutor, dessa forma, iniciou-se uma entrevista com condutor para obter mais informações, neste momento, o condutor que foi identificado posteriormente na Delegacia de Polícia, saiu do veículo, abriu a sua carteira de documentos que estava no bolso da frente da calça direita o qual foi visualizado que possuía uma bucha de substância anĂĄloga a cocaína (Cocaína – 1 Grama (g) assumindo ser para seu consumo próprio e começou a demonstrar inquietação similar ao uso de entorpecente.
Iniciando uma resistĂȘncia verbal ao não se manter afastado a uma distância de segurança da guarnição policial. Em ato contínuo, tentou se evadir da guarnição, que prontamente reagiu com a força física, fim de mantĂȘ-lo no local da abordagem, momento em foi possível algemĂĄ-lo, com o intuito de preservar a integridade da guarnição policial, do agente e para evitar a fuga.
Ao tentar reiniciar a entrevista, sem sucesso, devido a resistĂȘncia física do indivíduo em permanecer andando pela cena e prestando informações vagas (o qual não sabia seu CPF, sua data de nascimento e nome da mãe divergentes do documento apresentado), foi necessĂĄrio fazer uso dos meios não letais para tentar sanar a injusta agressão, o qual, logo após, empreendeu fuga para a região de mata que ficava próximo ao local da abordagem.
Ao adentrar na região de mata, ainda algemado, o masculino pulou no Rio Itajaí Açu, retornando logo em seguida para o solo, momento em que foi efetuado um disparo da pistola incapacitante Spark. Neste momento, ele caiu, e, sozinho, retirou os dardos afixados; restando escoriações pelo corpo devido à queda e o dardo. Em seguida ele continuou empreendendo fuga, até adentrar em uma empresa, e esconder-se num veículo que estava sendo lavado. Neste momento, foi possível contĂȘ-lo até a chegada de apoio policial prestado pelas outras guarnições.
Após a contenção, foi dado voz de prisão ao masculino, momento em que fora orientado dos seus direitos constitucionais, dentre os quais o de permanecer em silĂȘncio, bem como da assistĂȘncia da família e de advogado, sendo conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Indaial para identificação civil, momento em que foi constatado ter contra si mandado de prisão ativo em seu nome, expedido pelo Tribunal do Estado de São Paulo.
O homem foi então conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Blumenau para as devidas diligĂȘncias penais. O veículo foi removido ao pĂĄtio do guincho Conveniado.