Um trabalhador, de 37 anos, foi completamente soterrado por um barranco de aproximadamente 10 metros de altura, na manhã desta quinta-feira (30), em Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina.
O homem foi completamente coberto pela terra, mas com a ajuda de colegas de trabalho, teve a parte de cima do corpo liberada.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 10h40 até a rua Inhambuguaçu, no bairro Ariribá, e encontraram a vítima já parcialmente soterrada.
De início, os Bombeiros receberam a informação de que não era possível localizar a vítima, entretanto, pessoas que estavam no local não mediram esforços até encontrar o homem e liberar a parte de cima do corpo, visto que o restante estava preso.
Com a retirada parcial do homem, as guarnições encontraram ele deitado de barriga para baixo, totalmente desorientado, agitado e sem resposta verbal, com a porção inferior do corpo soterrada.
As equipes acionaram reforço da guarnição do GMAU para realizar acesso medicamentoso e também a guarnição Alfa-01 do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), devido a possível dificuldade de extração do paciente.
Os agentes começaram a retirada da terra que cobria a parte de baixo do corpo do homem, enquanto outra parte da equipe fazia os procedimentos iniciais de atendimento pré-hospitalar, incluindo o serviço avançado pela equipe da Alfa-01.
Após a retirada quase total da terra, foi constatado que todo o pé estava preso por madeira e pedras que faziam parte do desmoronamento impossibilitando a retirada rápida do trabalhador.
As equipes começaram de imediato a escavação para liberação do membro com cautela, visto que havia possibilidade de um novo desmoronamento colocando em risco toda a equipe que trabalhava no local.
Após várias tentativas, as equipes conseguiram liberar o pé do paciente, que foi imobilizado em prancha longa e retirado da área de risco, que ficava em nível inferior ao do terreno.
O trabalhador foi deixado aos cuidados da equipe da viatura avançada do Samu, que o conduziu ao Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú.
O local do acidente, foi deixado aos cuidados do responsável da futura edificação, sendo também comunicado ao dono da máquina escadeira que havia sido locada para o trabalho.
A cena foi deixada em segurança aos cuidados dos responsáveis e também aos cuidados da Defesa Civil de Balneário Camboriú.
O trabalhador atuava em um serviço de terraplanagem para construção de um edifício, e durante a tentativa de realizar uma contenção de uma barranco de cerca de 10 metros de altura, houve um desmoronamento parcial do barranco, que soterrou a vítima.
Fonte: Rede Web TV