A previsão do tempo aponta queda de temperatura para Santa Catarina nesta segunda-feira (24). O avanço de uma frente fria mantém o tempo nublado com chuva, provocando um declínio acentuado das temperaturas. No domingo (23), as temperaturas ultrapassaram a casa dos 30°C em algumas regiões, sendo que a máxima no início da semana não deve passar dos 20°C.
Regiões como Planalto Sul, Meio-Oeste e Planalto Norte podem ter mínimas de até 11°C. A mudança brusca nas temperaturas em todas as regiões traz desconforto térmico, assim como risco moderado para agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares. Taió marca entre 14ºC e 21ºC. Neste cenário, a Defesa Civil recomenda cuidados:
– Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos
– Procure se agasalhar e beber bastante água
– Evite locais aglomerados
– Mantenha a higiene das mãos
A frente fria e o fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica fornecem condições para o desenvolvimento de temporais com chuva pontualmente intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo em Santa Catarina.
O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo do mapa (veja na imagem abaixo) para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais, danos na rede elétrica, destelhamentos e queda de galhos e árvores. Nas áreas em laranja, os volumes previstos variam entre 50 e 80 milímetros, que pontualmente podem passar dos 100 milímetros.
Já na terça-feira (25), as instabilidades continuam atuando no Estado, podendo causar acumulados mais elevados em todas as regiões. Conforme a Defesa Civil, é recomendado evitar áreas sujeitas a alagamentos e atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. Em caso de temporais, se deve evitar atividades ao ar livre.
Fonte: Rádio Educadora