Um novo golpe virtual envolvendo os Correios tem preocupado as autoridades. Criminosos enviam mensagens falsas que usam o nome e a marca da empresa para um suposto pagamento de taxa para liberação de uma encomenda. Elas são enviadas por SMS, e-mail ou por WhatsApp com um link que leva a uma página falsa com a logomarca dos Correios: é nela que o usuário realiza o pagamento da suposta encomenda.
Os Correios publicaram uma nota nacional orientando os consumidores para não caírem no golpe. O ideal é que os clientes baixem o aplicativo dos Correios para acompanhar suas entregas. No app é possível rastrear encomendas e pagar os tributos exigidos de forma segura.
"Os criminosos estão se valendo dos mais diversos âmbitos. Esse golpe dos Correios está muito em voga, até porque a empresa se sentiu na obrigação de emitir uma nota a respeito. [ ] As pessoas têm de ficar muito atentas a esse tipo de caso porque realmente a situação está bastante crítica", alerta Leonardo Guesser, advogado criminalista que tem acompanhado casos como esse.
A Polícia Civil de Santa Catarina também investiga outros crimes virtuais, como a ação de golpistas que se passam por advogados e magistrados catarinenses que solicitam aos supostos clientes a antecipação do pagamento de taxas. Segundo Guesser, os criminosos utilizam informações públicas disponíveis em plataformas como Jusbrasil para transparecer maior credibilidade.
A operação "Precatório Fake", da Polícia Civil, cumpriu na manhã dessa terça-feira (30) sete mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva em cidades do Ceará, onde residem os principais suspeitos do esquema.
Fonte: Rádio Educadora