Responsável por 99% da coleta e distribuição de sangue para hospitais e clínicas do estado, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) observou um aumento de 3,4% nas doações de sangue entre 2023 e 2024. No entanto, a demanda por transfusões cresceu 6%, o que reflete a necessidade de mais doações para atender à população de Santa Catarina.
Os estoques dos tipos A e O positivo estão em níveis baixos. Já os tipos A, O e B negativo merecem atenção especial, pois encontram-se em estado de alerta.
O Hemosc convida a população a doar sangue nos hemocentros localizados em Blumenau, Joinville, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joaçaba e Chapecó, ou nas Unidades de Coleta em Jaraguá do Sul e Tubarão, ajudando a evitar o agravamento dessa situação.
A diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, destaca que os estoques caem especialmente durante períodos de chuva e reforça a importância das doações. "Sabemos que a rotina de todas as pessoas é corrida, mas para quem aguarda uma transfusão, não há feriado e ne fim de semana. O sangue não tem substituto é essencial para aqueles que precisam", afirma.
As doações devem ser agendadas pelo site ou por telefone, onde também estão disponíveis informações sobre os requisitos e os horários de atendimento.
O Hemosc é um órgão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e gerido pela Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon (Fahece).
Fonte: Rede Web TV