Nesta sexta-feira (18), a presença de instabilidades atmosféricas em diferentes níveis da atmosfera, associada à presença de baixas pressões, favorecem o retorno da condição de temporais isolados já desde a madrugada e principalmente a partir do período da manhã pelas áreas do Grande Oeste, próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, Argentina e Paraná.
No decorrer da tarde e noite de sexta-feira (18), as áreas de chuva acompanhada de raios, eventualmente associada a temporais com chuva pontualmente intensa, fortes rajadas de vento e granizo, avançam do Oeste para os Planaltos (especialmente o Planalto Norte), Vale do Itajaí e Litoral Norte. Entre a Grd. Florianópolis e o Litoral Sul, a tendência é que a chuva seja mais fraca e ocorra de forma persistente entre o final do dia e início da manhã do sábado (19). Apesar disso, mesmo nessas áreas, não descarta-se a ocorrência de temporais bastante isolados.
Ao longo do sábado (19) a instabilidade diminui gradativamente em todo estado, mas ainda há condições para temporais isolados no Grande Oeste ao passo que a chuva ainda ocorre de forma persistente em áreas do leste de SC, especialmente do Litoral Norte.
O risco é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde para ocorrências associadas à alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica.
A Defesa Civil recomenda:
Durante os temporais busque um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
Na praia, jamais fique na água.
Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Fonte: Rede Web TV