Após dois dias preso em uma fenda, cachorro é resgatado pelos Bombeiros em Taió

Resgate aconteceu no complexo da Pedra da Pechincha e durou quase três horas

Por Redação em 10/10/2022 às 08:47:53

Divulgação CBMSC

Durante a manhã do último sábado (08), uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul foi acionada para apoiar a equipe dos Bombeiros Militares de Taió para realizar o resgate de um cachorro, que havia caído em uma fenda, em um dos pontos turísticos da cidade, no complexo Portal de Pedra da Pechincha.

Na chegada no local da ocorrência, por volta das 09 horas, os socorristas se equiparam com todos os materiais para realizar a trilha de 1,8 km até o local onde o cão tinha caído. Chegando na fenda, foi realizada primeiramente a análise da situação entres todos os integrantes das guarnições e foi definido como seria realizado o resgate. Diante da situação foi necessário o emprego de técnicas de salvamento em altura aliadas a técnicas de resgate em espaço confinado.

A guarnição utilizou uma ancoragem para realizar a descida controlada do resgatista com uso do tripé, quando esse chegou no cão de nome Zorro (aproximadamente 20kg), se verificou que apesar da queda na fenda de aproximadamente 33 metros o cachorro não estava machucado. Foi ofertado ração para o animal que já estava preso a dois dias no local. Posteriormente se confeccionou uma cadeirinha de resgate para Zorro e informou a equipe para dar início da retirada do resgatista e do cão. Foi utilizada nessa etapa um sistema independente de redução de força 4:1 com captura de progresso, sendo cumprida com êxito depois de aproximadamente 2 horas e 40 minutos do deslocamento das equipes até a retirada do cão.

O cachorro é considerado um "guia" das trilhas existente no local pelos aventureiros que lá frequentam. Ele foi deixado aos cuidados do seu dono.



Fonte: 15° Batalhão de Bombeiros Militar / Rádio Educadora 90,3 FM

Comunicar erro
Milur Modas
Cipriani Multimarcas

Comentários