A Defesa Civil de Rio do Sul informou que nesta segunda-feira (10), todas as comportas das barragens de Taió e Ituporanga foram fechadas em virtude dos alertas de chuva para os próximos dias e volume de chuva intenso nas últimas horas, que causou a elevação do nível do rio em algumas cidades da região.
Às 20h, a barragem de Ituporanga estava com 15,70m, um aumento de 3,70m. Já a barragem da Taió estava com 8,60m, um aumento de 1,50m. Além disso, o nível do Rio Itajaí-Açu no sensor instalado na Ponte Dom Tito Buss, em Rio do Sul, apontava 5,74m. O acumulado de chuva no dia é de 38,20mm.
Com a previsão de mais chuva para os próximos dias, a equipe da Defesa Civil está acompanhando o nível do rio na cidade e emitirá novos alertas caso necessário.
De acordo com a Coordenadoria Regional de Defesa Civil, a região a margem de segurança para alagamentos é considerável, já que os reservatórios das barragens ainda estão bem vazios. "As comportas dos barramentos de Ituporanga e Taió estão todas fechadas, com isso, a tendência é estabilizar o volume do rio. A decisão foi tomada pela equipe técnica da Defesa Civil do Estado e, segundo a coordenadoria, segue os protocolos de operacionalidade das barragens", informara.
A população pode acompanhar o nível do rio e informações das barragens no site defesacivil.riodosul.sc.gov.br. A orientação é que caso de emergência, a população acione a Defesa Civil pelo telefone 199.
Acumulado de chuva no Alto Vale nas últimas horas:
Fonte: ND+