Concurso Aeronáutica abre inscrições para 150 vagas no ITA

Oportunidades do concurso Aeronáutica são para candidatos com nível médio, para ingresso nos cursos do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica)

Por Redação em 01/07/2022 às 10:43:26

Concurso Aeronáutica: engenharia da Aeronáutica - Divulgação/Aeronáutica

Já estão abertas as inscrições do concurso Aeronáutica para admissão de candidatos civis nos cursos fundamental e profissional do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), para o ano de 2023. O certame conta com 150 vagas para ambos os sexos.

Do total de ofertas, 36 são para optantes à carreira militar, destinadas exclusivamente aqueles candidatos que tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira, sendo 29 vagas destinadas à ampla concorrência e sete para candidatos autodeclarados negros.

As outras 114 vagas são para não-optantes à carreira militar, destinadas aos candidatos que não tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira, mas ingressando no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica, sendo 91 vagas destinadas à ampla concorrência e 23 para os candidatos autodeclarados negros.

Interessados devem possuir diploma de conclusão de curso de nível médio e ter, no máximo, 25 anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula. O 1º tenente recebe a remuneração de R$ 8.245.

As oportunidades para admissão no curso fundamental do ITA estão distribuídas da seguinte forma:

  • engenharia aeronáutica (23 vagas);
  • engenharia eletrônica (25);
  • engenharia mecânica-aeronáutica (25);
  • engenharia civil-aeronáutica (18);
  • engenharia de computação (32);
  • engenharia aeroespacial (27).

As inscrições serão recebidas até o dia 15 de julho de 2022, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico http://www.vestibular.ita.br.

Após o completo preenchimento do requerimento de inscrição, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e recolher a taxa de participação no valor de R$ 195.

Todos os inscritos no concurso Aeronáutica serão avaliados por meio de provas escritas, de caráter eliminatório; e exame médico, de caráter eliminatório.

As provas escritas estão estruturadas em duas fases, especificadas a seguir:

  • 1ª fase – uma prova com 60 questões objetivas de múltipla escolha, sendo 12 de física, 12 de português, 12 de inglês, 12 de matemática e 12 de química;
  • 2ª Fase - 30 questões dissertativas, sendo 10 de matemática, 10 de física e 10 de química, além de uma redação de gênero dissertativo-argumentativo, sendo aplicadas em dois dias.

As provas serão aplicadas nas datas previstas de 16 de outubro (1ª fase) e 8 e 9 de novembro (2ª fase), em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.

Comunicar erro
gif2

Comentários

Ponto Com
Ponto Com