Uma visita técnica de engenheiros da sede da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, liderada pelo secretário adjunto da pasta, o engenheiro Alexandre Martins, nesta sexta-feira (18), ao trecho interditado para veículos da SC-350, reforçou a necessidade de interromper o tráfego no local.
"Precisamos zelar pela vida das pessoas e é gravíssima a situação. Não é possível realizar mitigação de danos que permita a passagem de veículos neste momento. Teremos que entrar com uma intervenção drástica nesse trecho", destaca Martins.
As obras emergenciais iniciam na próxima segunda-feira (21), com remoção de solo, terraplanagem, enrocamento e instalação de sistemas de drenagem.
Um laudo da Defesa Civil apontou risco altíssimo para acidentes no local, onde são observadas rachaduras e desnível do solo desde o começo de novembro. Com o agravamento das fissuras, o tráfego foi inicialmente proibido para veículos pesados. Desde a última quinta-feira (17), completamente interditado (também para carros e motos).
O trecho fica na altura do KM 410,516 da SC-350. Um diagnóstico preliminar da equipe apontou infiltrações de água que saturaram o solo sob a rodovia. Uma sondagem ainda mais detalhada está em andamento enquanto o problema é combatido.
A PMRv está atuando no trecho para orientar os motoristas.
Confira algumas rotas alternativas:
Veículos pesados:
- SC-110 - entre Ituporanga/Petrolândia e BR-282
- SC-114 - entre Ponte Alta/Otacílio Costa/Palmeiras e BR-282
Veículos leves:
- Sentido Alfredo Wagner - Ituporanga: no KM 411,650, dobrar à direita na Estrada Velha Rio BonitoS
- Sentido Ituporanga - Alfredo Wagner: no KM 409,450, dobrar à esquerda para Tifa Abreu
Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade