Nesta segunda-feira (27), os municípios de Santa Catarina darão início a aplicação da dose de reforço com a vacina Pfizer bivalente na população dos grupos prioritários.
– Pessoas com 70 anos ou mais;
Os pacientes imunocomprometidos com 12 anos ou mais;
– A população das comunidades indígenas e quilombolas também acima dos 12 anos.
Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade (previsão de início 06/03/2023);
– 3: gestantes e puérperas (previsão de início 20/03/2023);
– 4: trabalhadores da saúde (previsão de início 17/04/2023);
– 5: pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de liberdade (previsão de início 17/04/2023).
Nesse ínterim, é importante que a população busque informações sobre as etapas, horários e locais de vacinação junto à secretaria de saúde do município de residência.De acordo com as informações, o público-alvo dos grupos prioritários é de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas. A Secretaria da Saúde de Santa Catarina (SES) reforça que as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários para a aplicação da vacina bivalente devem seguir o esquema de vacinação com a aplicação das doses do esquema primário e doses de reforço monovalentes, de acordo com a faixa etária.
As 129.576 doses que chegaram ao estado até este momento começaram a ser distribuídas na última quarta, 22. O envio de doses para todas as 17 centrais regionais de saúde será finalizado na sexta, 24, conforme o cronograma:
22 de fevereiro: Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Rio do Sul e Lages;
23 de fevereiro: São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Joaçaba e Videira;
24 de fevereiro: Criciúma, Tubarão, Araranguá e Mafra.
Fonte: Misturebas