Geólogos de municípios catarinenses ajudam nos trabalhos de infraestrutura

O trabalho segue ao longo desta semana com vistorias em locais que apresentam risco variado.

Por douglas wiggers em 23/11/2023 às 13:23:21

A Defesa Civil de Rio do Sul recebeu nesta terça-feira (21), o apoio de três geólogos das cidades de Blumenau e Gaspar, para em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura, visitar áreas onde ocorreram deslizamentos de terra, desmoronamentos ou rachaduras em terrenos que apresentam risco.

Pelo menos 50 ocorrências aguardam a vistoria dos especialistas, que emitirão laudo sobre possíveis intervenções para melhorias. Um dos exemplos é a Serra do Tucano, ligação entre Rio do Sul e Presidente Getúlio, pelo bairro Itoupava. O acesso entre as cidades permanece fechado, pois uma grande rachadura na estrada foi registrada no evento de chuvas em outubro.

O trabalho segue ao longo desta semana com vistorias em locais que apresentam risco variado. Os profissionais fazem a inspeção, emitem laudos que ajudam o poder público a entender a dimensão do problema e que tipo de serviço é necessário.

Seis casas já foram interditadas no município

Após a chuva forte da semana passada, o aparecimento de rachaduras em paredes ou terrenos causou diversos problemas em algumas residências. Após vistorias, a Defesa Civil e a equipe de geólogos que está na cidade, recomendaram a interdição de seis residências. Duas casas ficam no bairro Laranjeiras, duas no bairro Santa Rita, uma no bairro Boa Vista e outra no bairro Fundo Canoas. Os moradores foram orientados e já deixaram o local.

As vistorias continuam e há, pelo menos, mais oito casas com boletim de ocorrência aberto para serem visitadas. Isso deve ocorrer ainda nesta semana.

Toda movimentação de terra atípica, deslizamento, rachaduras em terrenos, muros, paredes, quedas ou entortamento de árvores, postes, precisam ser comunicados à Defesa Civil pelo telefone 199

Comunicar erro
Milur Modas
Cipriani Multimarcas

Comentários

Ponto Com
Ponto Com
Papillon