Uma pesquisa recente do Instituto Mapa, encomendada pelo Grupo ND, revelou que o Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), conquistou uma aprovação de 71% dos catarinenses após seu primeiro ano de mandato. A pesquisa, que avaliou 1.008 pessoas em todo o estado, apontou ainda uma desaprovação de 18%.
A análise do desempenho do governo abrangeu 11 áreas específicas, incluindo saúde, educação, gestão financeira e assistência social. A administração estadual foi avaliada positivamente por 55% dos entrevistados, que a classificaram como boa ou ótima, enquanto apenas 10% a consideraram ruim ou péssima.
Os resultados mostram uma aceitação mais significativa entre homens, com 58,7% de aprovação, e na faixa etária de 45 a 59 anos, com 59,7%. Pessoas com educação de nível fundamental representaram o grupo que mais bem avaliou o governador, com 59,9% de aprovação.
Projetos de apoio aos setores de turismo, cultura e esporte foram destacados, com 53,7% de aprovação e nota média de 7,5. Desenvolvimento econômico, trabalho e renda seguiram com 51,6% de aprovação (nota 7,3), e as áreas de ciência, tecnologia e inovação, junto com educação, empataram com 45,7%.
O Oeste catarinense, região de origem do governador, registrou a maior taxa de aprovação, com 77,5%, enquanto a Grande Florianópolis apresentou a maior desaprovação, com 21,4%. No aspecto regional, o Norte liderou a aprovação com 78,1%, e o Sul teve a pior avaliação, com 10,9% considerando o desempenho ruim ou péssimo.
Em relação à popularidade do governador, 58% dos entrevistados o classificaram como bom ou ótimo, com apenas 8% de avaliação negativa. A confiança em Jorginho Mello foi expressa por 66% dos participantes, enquanto 57% concordaram que ele está fazendo tudo que pode em sua gestão.
José Nazareno Vieira, diretor-presidente do Instituto Mapa, destacou a importância desta pesquisa para a formação de uma série histórica, considerando-a um marco para a avaliação do desempenho governamental e popularidade do governador.
Ele enfatizou a transparência pública proporcionada por tais levantamentos, permitindo uma visão clara da percepção da população sobre a gestão estadual.?