Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

TSE aprova regras para as eleições municipais de 2024


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou nesta 3ª feira (27.fev.2024) resoluções com regras para as eleições municipais de outubro. Dentre as normas aprovadas, estão as minutas que tratam sobre transporte de armas no dia das eleições, transporte gratuito e uso da IA (inteligência artificial) na propaganda eleitoral.

Participe do grupo de informações da Mirador FM no WhatsApp! Clique aqui

A relatoria de todas as normas é da vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia. Antes de apresentar as resoluções, Cármen Lúcia afirmou que o objetivo da Corte eleitoral é evitar o avanço do que chamou de "coronelismo digital" e "cabresto virtual". Segundo a ministra, a internet e as redes sociais podem "comprometer" a liberdade dos eleitores.

As normas tratam sobre propaganda eleitoral, Fundo Eleitoral, pesquisas eleitorais, auditorias e fiscalizações do pleito e prestação de contas.

Além das normas sobre o combate à desinformação, o destaque entre as normas apresentadas nesta 3ª feira são as regras que asseguram liberdade de expressão para artistas divulgarem o posicionamento político em apresentações. A Corte aceitou a sugestão da cantora Marisa Monte, que participou de audiência pública sobre o tema.

Os ministros do TSE aprovaram, por unanimidade, 10 de 12 resoluções. Os magistrados tiveram divergência sobre questões que envolvem biometria e propaganda eleitoral, mas os ministros divergentes foram votos vencidos.

Em janeiro, a Corte eleitoral realizou audiências públicas para receber sugestões de entidades e da sociedade civil. Ao todo, o TSE recebeu 953 propostas enviadas por partidos políticos e entidades sobre as minutas de resolução que definirão regras para as eleições municipais.

Cármen Lúcia afirmou ter acolhido "número significativo" das 953 propostas apresentadas à Corte Eleitoral. A maioria das contribuições foi voltada à regras sobre propaganda eleitoral, normas gerais e prestação de contas.

Eis os destaques das resoluções aprovadas pela Corte:

Fonte: Poder360

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!