Dengue em SC: Secretaria de Saúde realiza reunião técnica na Região do Vale do Itajaí

Por douglas wiggers em 20/03/2024 às 09:23:33

A Secret√°ria de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e o Superintendente de Vigilância em Saúde, F√°bio Gaudenzi, coordenaram na tarde desta terça-feira, 19, uma reunião técnica de trabalho sobre o cen√°rio epidemiológico da dengue na região da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí). O encontro aconteceu no município de Itajaí e reuniu representantes dos outros municípios (Balne√°rio Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alvez, Navegantes, Penha, Balne√°rio Piçarras e Porto Belo).

O objetivo da reunião foi alertar sobre o cen√°rio da dengue na região, além de preparar os profissionais para o aumento de casos da doença. "Nós estamos aqui para ouvir e juntar forças para trabalharmos ainda mais no que precisa ser feito para combater o vetor e melhorar o fluxo de acolhimento aos pacientes. Esses momentos são importantes para que os gestores possam compartilhar as informações e fortalecer a rede atendimento desde a atenção prim√°ria às emerg√™ncias dos nossos hospitais", afirma a secret√°ria de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

A visita técnica faz parte de uma série de ações que a SES est√° coordenando em Santa Catarina para prevenção à dengue. O principal objetivo da pasta é prevenir óbitos por conta da doença."O serviço de saúde precisa se organizar para atender os casos e evitar óbitos. Hidratação adequada e manejo clínico, com diagnóstico oportuno e condutas seguindo o fluxograma de classificação dos casos, são fundamentais para evitar o agravamento da doença", alerta F√°bio Gaudenzi.

De acordo com o painel público, SC j√° registra mais de 58 mil casos prov√°veis de dengue, com 27 óbitos confirmados. Abaixo os dados nos municípios participantes do encontro:

Balne√°rio Camboriú – 240 casos prov√°veis
Balne√°rio Piçarras – 205 casos prov√°veis, com 1 óbito confirmado
Bombinhas – 258 casos prov√°veis
Camboriú – 1.096 casos prov√°veis
Ilhota – 261 casos prov√°veis
Itajaí – 5.840 casos prov√°veis, com 6 óbitos confirmados
Itapema – 164 casos prov√°veis
Luiz Alves – 26 casos prov√°veis
Navegantes – 1.195 casos prov√°veis, com 1 óbito confirmado
Penha – 361 casos prov√°veis
Porto Belo – 278 casos prov√°veis

Assessoria de Comunicação

Comunicar erro
Milur Modas
Cipriani Multimarcas

Coment√°rios

Ponto Com
Ponto Com
Papillon