A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e o Superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi, coordenaram na tarde desta terça-feira, 19, uma reunião técnica de trabalho sobre o cenário epidemiológico da dengue na região da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí). O encontro aconteceu no município de Itajaí e reuniu representantes dos outros municípios (Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alvez, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras e Porto Belo).
O objetivo da reunião foi alertar sobre o cenário da dengue na região, além de preparar os profissionais para o aumento de casos da doença. "Nós estamos aqui para ouvir e juntar forças para trabalharmos ainda mais no que precisa ser feito para combater o vetor e melhorar o fluxo de acolhimento aos pacientes. Esses momentos são importantes para que os gestores possam compartilhar as informações e fortalecer a rede atendimento desde a atenção primária às emergências dos nossos hospitais", afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
A visita técnica faz parte de uma série de ações que a SES está coordenando em Santa Catarina para prevenção à dengue. O principal objetivo da pasta é prevenir óbitos por conta da doença."O serviço de saúde precisa se organizar para atender os casos e evitar óbitos. Hidratação adequada e manejo clínico, com diagnóstico oportuno e condutas seguindo o fluxograma de classificação dos casos, são fundamentais para evitar o agravamento da doença", alerta Fábio Gaudenzi.
De acordo com o painel público, SC já registra mais de 58 mil casos prováveis de dengue, com 27 óbitos confirmados. Abaixo os dados nos municípios participantes do encontro:
Balneário Camboriú – 240 casos prováveis
Balneário Piçarras – 205 casos prováveis, com 1 óbito confirmado
Bombinhas – 258 casos prováveis
Camboriú – 1.096 casos prováveis
Ilhota – 261 casos prováveis
Itajaí – 5.840 casos prováveis, com 6 óbitos confirmados
Itapema – 164 casos prováveis
Luiz Alves – 26 casos prováveis
Navegantes – 1.195 casos prováveis, com 1 óbito confirmado
Penha – 361 casos prováveis
Porto Belo – 278 casos prováveis
Assessoria de Comunicação