Na tarde deste sábado (18), o nível do rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul, ultrapassou a marca de 7 metros no sensor instalado na ponte Dom Tito Buss, entre os bairros Canta Galo e Jardim América. Com este nível, Rio do Sul tem mais uma enchente registrada, a primeira em 2024.
Mesmo com o nível do rio tendo chegado nesse nível apenas por volta das 18h, várias ruas do município já registraram alagamentos desde a manhã, por conta de enxurradas e da chuva forte.
O nível do rio segue subindo por conta da chuva em toda a região do Alto Vale acima de Rio do Sul. Segundo cálculos da Defesa Municipal, o volume deve chegar a 200 milímetros acumulados entre sexta-feira e sábado, superando as previsões iniciais. Até as 18h de hoje, o volume da precipitação era de aproximadamente 157 milímetros.
Os bairros mais atingidos por alagamentos até o momento são o Santa Rita, Canoas, Bela Aliança e Taboão, com mais regiões podendo ser incluídas ao longo da noite e madrugada, já que o rio está em elevação. A cota de inundação permanece em 8,5 metros e a de atenção em 9,5 metros.
O prefeito José Thomé passou o dia na Defesa Civil mobilizando as equipes de trabalho do município e conversando com a Defesa Civil do Estado para o acompanhamento das previsões do tempo. Ele alerta a população de áreas mais baixas que alagam nestas cotas, mas, ao mesmo tempo, tranquiliza sobre as condições do clima para os próximos dias.
"Devemos ter uma melhora no tempo ao longo do domingo, diminuindo a chance de chuva forte. E a semana começa sem volume significativo de precipitação, o que não deve causar graves problemas como em enchentes registradas ao final do ano passado", comenta.
Fonte: Rede Web TV