Chuvas intensas marcam a tarde deste sábado (18) em Santa Catarina

Por Aline S Z Klitzke em 20/05/2024 às 11:24:59

Na noite deste sábado, 18, preocupado com a situação das chuvas, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, foi até à sede da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), em Florianópolis, para avaliar as informações mais atualizadas sobre os volumes de precipitação que ocorrem no estado ao longo deste final de semana.

"Estou aqui acompanhando os modelos meteorológicos que fazem as previsões, estamos monitorando as chuvas e identificando os maiores volumes para que possamos avisar e proteger a nossa população. Isso faz parte da proteção que queremos oferecer às pessoas. Quero parabenizar mais uma vez a equipe da Proteção e Defesa Civil, comandada pelo Coronel BM Fabiano de Souza, pois é uma equipe dedicada, inteligente e está preparada para nos avisar com antecedência sobre o que vai acontecer.", enfatizou o governador.

De acordo com o Monitoramento Meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, a tarde deste sábado, 18, foi de chuva em todas as regiões catarinenses, ocorrendo com maior intensidade entre o Meio-Oeste, Planalto Sul e trechos do Alto e Médio Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Nas últimas 24 horas os maiores acumulados ficaram em 166.7 mm em Vidal Ramos, 144.5 mm em Rio do Sul, 144.3 mm em Lontras e 142.2 mm em Botuverá. A tendência é que até o final da madrugada os acumulados nas regiões superem volumes de 30 mm a 50 mm, podendo ser maiores.

Confira abaixo os acumulados de precipitação:

Nas próximas horas, especialmente entre a noite de sábado, 18, e madrugada de domingo, 19, a frente estacionária deve começar a avançar para Norte como frente fria, favorecendo a que as chuvas ocorram de forma moderada a forte em áreas do Centro e Norte de Santa Catarina, incluindo áreas do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

A partir do final da madrugada de domingo, 19, a frente fria começa a se afastar em direção ao Paraná e ao oceano, a chuva então perde intensidade. O céu permanece fechado no período da manhã e não se descarta a possibilidade de chuva fraca ou garoa principalmente nas regiões entre o Vale do Itajaí, o Litoral Norte e a região da Grande Florianópolis. Já na segunda-feira, 20, a previsão é de sol e tempo firme em todas as regiões catarinenses.

Condições hidrológicas em SC

Ao longo da tarde deste sábado, 18, os rios apresentaram elevação nas bacias hidrográficas dos rios Itajaí-Açu, Itajaí-Mirim e Tijucas, devido aos grandes volumes de chuva registrados.

Na região do Alto Vale do Itajaí, o nível do rio em Rio do Sul atingiu nível de emergência esta tarde, devendo seguir em elevação gradual ao longo das próximas horas, assim como nos demais municípios da região.

Na bacia do rio Itajaí-Mirim, o nível no município de Vidal Ramos segue em elevação, em nível de atenção. Na região de Brusque, o nível apresenta estabilidade, porém deve voltar a apresentar elevação nas próximas horas.

Quanto à bacia hidrográfica do rio Tijucas, o nível do rio no município de São João Batista, deve seguir em elevação gradual ao longo das próximas horas, devido a vazão de montante. Já no município de Nova Trento, o rio atingiu nível próximo a 4 metros e apresenta tendência de recessão ao longo da tarde.

Fonte: Rede Web TV

Comunicar erro
Milur Modas
Cipriani Multimarcas

Comentários

Ponto Com
Ponto Com
Papillon