Mais de 800 moradores precisaram sair de casa por conta das chuvas em SC; uma pessoa está desaparecida

Por Aline S Z Klitzke em 22/05/2024 às 09:30:36

A chuva fez 846 pessoas saírem de casa no mês de maio em Santa Catarina, de acordo com o balanço da Defesa Civil divulgado na noite de segunda-feira (20). No total, 10 cidades decretaram situação de emergência e 24 foram atingidas. Uma pessoa se feriu e outra segue desaparecida.

Os dados reúnem os estragos causados pelos temporais de 11 e 13 de maio, que deixaram 142 pessoas desalojadas (na casa de parentes ou amigos), e as fortes chuvas de sexta (17) a domingo (19). No último evento foram 82 moradores desalojados e 622 desabrigados (em abrigos públicos).

Rio do Sul, no Vale do Itajaí, foi a mais atingida do estado no fim de semana. A cidade, que já registrou enchentes históricas em 2023, teve o dia mais chuvoso em oito anos no sábado (18) e 431 ficaram desabrigadas na cidade.

Já São João do Sul, no Sul de Santa Catarina, é atingida pela chuva e enchente desde o início do mês. O município faz divisa com o Rio Grande do Sul e tem 142 pessoas desalojadas e comunidades isoladas. Moradores também substituíram carros por barcos para transitarem em ruas com água.

Funcionário desaparece após ser carregado por rio

Um homem desapareceu após o veículo que ocupava com outras duas pessoas cair de uma ponte alagada em Bom Jardim da Serra, na Serra de Santa Catarina, na noite de sábado (18). As buscas por Lázaro Bibiana, de 36 anos, que trabalha em uma empresa de internet, ocorrem desde domingo.

Duas vítimas conseguiram sair do automóvel pelo vidro da janela. Eles se seguraram em um baú usado para guardar os equipamentos, que se desprendeu da caminhonete, e assim conseguiram se apoiar por cerca de 1 quilômetro até serem jogados na margem do rio.

Ferido em Trombudo Central

No domingo (19), em Trombudo Central, no Vale do Itajaí. Um motorista de 59 anos se feriu após o carro em que ele estava cair em um rio na cidade. A vítima conseguiu sair do veículo, mas foi arrastada pela correnteza do rio.

Em buscas, os bombeiros encontraram o homem às margens do rio, cerca de 100 metros do local em que foi arrastado. Ele foi levado ao hospital. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dele.

Cidades em situação de emergência

Os documentos de situação de emergência são feitos pelas prefeituras para que as cidades possam ter acesso a recursos de ações de resposta aos desastres e de recuperação dos estragos.

  • Três municípios publicaram decreto de situação de emergência em razão dos eventos de chuvas intensas e prolongadas entre sexta a domingo: – Rio do Sul, Rio do Oeste e Botuverá.
  • Sete municípios publicaram decretos em razão dos eventos de chuvas intensas e prolongadas de 11 a 13/05: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota,
  • Jacinto Machado, Maracajá e Araranguá.

Fonte: Rede Web TV

Comunicar erro
Milur Modas
Cipriani Multimarcas

Comentários

Ponto Com
Ponto Com
Papillon