A Secretaria de Saúde de Rio do Sul confirmou a morte de uma pessoa no município que estava com dengue. Trata-se de uma mulher, de 34 anos, residente no bairro Canta Galo, que possuía comorbidades. O óbito aconteceu no dia 25 de maio, no Hospital Regional Alto Vale, onde esteve internada. A confirmação só foi possível nesta semana após a emissão do resultado do exame positivo para a doença.
Este é o primeiro óbito causado pela dengue no município, tratando-se também de caso isolado de internação. Até esta quarta-feira (5), a Vigilância Epidemiológica do município confirmava pelo menos 315 casos positivos, sendo 119 de casos autóctones, ou seja, pessoas infectadas pelo mosquito e que não haviam viajado para cidades consideradas infestadas. O restante dos casos é de pessoas em que não é possível comprovar onde foram infectadas.
Com este óbito, Rio do Sul entra para uma triste estatística de cidades catarinenses que tem óbito registrado por conta da dengue neste ano. A Secretaria de Saúde reforça o alerta para que toda a comunidade esteja consciente dos riscos que a dengue pode causar à saúde das pessoas, como internações e morte.
Prevenção é a melhor forma de evitar novos casos
A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Medidas simples podem ser adotadas, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo.