Com temperaturas já negativas, Bom Jardim da Serra teve uma sensação térmica ainda menor: segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sensação foi de -26,9°C, na madrugada desta quinta-feira (11).
A cidade teve a menor mínima registrada na cidade, de -1,2°C, por volta das 4h. Urupema registrou -0,63°C e São Joaquim, -0,26°C. Mesmo com as temperaturas negativas, não houve neve ou chuva congelada em nenhuma cidade.
Para esta quinta, segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, ainda há uma chance pequena de neve ou chuva congelada para as áreas mais altas do Planalto Sul. No entanto, as temperaturas não devem ser baixas a ponto de nevar no final do dia.
A neve é o fenômeno mais esperado durante o inverno, especialmente em regiões como São Joaquim e Urupema. O fenômeno, porém, só ocorre quando a temperatura do ar está abaixo de 0°C e há umidade suficiente na atmosfera. Os cristais de gelo se aglomeram e caem na forma de flocos, criando a clássica paisagem branca.
A sensação térmica é a temperatura aparente sentida pela pele exposta. Ela é afetada por uma combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento. É por isso, por exemplo, que em dias frios, a sensação térmica pode ser muito inferior à temperatura por conta do vento.
Segundo Martins, a previsão de frio intenso segue até a próxima segunda-feira (15). Para sexta-feira (12), a frente fria que tem causado a chuva no Estado se afasta gradativamente. O tempo instável, no entanto, continua. As temperaturas na sexta devem variar entre 4°C e 15°C, segundo a Defesa Civil.
No sábado (13), o tempo permanece chuvoso, com risco moderado a alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos. As temperaturas também seguem baixas, variando entre 2°C e 16°C. A condição continua no domingo (14).
Durante a segunda-feira (15), o tempo se estabiliza e, na terça-feira (16), o sol pode voltar a aparecer em algumas áreas do Estado.
Fonte: Rádio Educadora