Rio do Sul enfrenta a 4ª enchente apenas em 2024

Rio passou dos 7 metros na madrugada e primeiras ruas começaram a alagar

Por Aline S Z Klitzke em 12/07/2024 às 10:07:41

A previsão se confirmou e Rio do Sulvoltou à situação de enchente nesta sexta-feira (12), a 4ª apenas em 2024. Apesar disso, nenhuma casa foi atingida e a projeção indica que o Itajaí-Açu deve parar de subir nas próximas horas, já que a chuva dará uma ligeira trégua.

Rio do Sul já havia registrado outra enchente nesta semana, na segunda-feira (8), quando mais de 60 moradores recorreram a abrigos. Na manhã desta sexta havia 20 pessoas abrigadas. Em 24 horas, choveu 72 milímetros na cidade, mostram dados da Defesa Civil do Estado. Isso contribuiu para que o nível do rio passasse dos 7 metros à meia-noite. No município, as primeiras vias começam a alagar quando a altura atinge os 7 metros.

Os maiores acumulados entre a manhã de quinta (11) e esta sexta ficaram concentrados no Alto Vale: Mirim Doce lidera a lista, com 76 milímetros. O volume em Vitor Meireles chegou a 75 milímetros.

Em Rio do Sul, até a publicação deste texto, o rio estava em 7,43 metros e havia duas vias inundadas: a Wenceslau Borini, na ligação entre os bairros Canta Galo e Canoas, na região da "ponte da Ximbica", e a Pedro Avelino, na Barra do Trombudo. A cota de cada rua está disponível no site da prefeitura. A barragem de Taió está com todas as comportas fechadas e a de Ituporanga tem apenas uma aberta. Os reservatórios estão com a água pela metade (46% e 50% de ocupação, respectivamente).

A obra de dragagem do Itajaí-Açu, em Rio do Sul, precisou ser suspensa temporariamente por causa da elevação da água. O serviço é uma das ações necessárias para melhorar a fluidez do rio e amenizar cheias.

Rua Wenceslau Borini por volta da meia-noite

Cidade em alerta

A Defesa Civil de Rio do Sul vai se reunir nas próximas horas para atualizar as previsões do tempo para o final de semana e possíveis planos de evacuação de estruturas públicas em virtude de enchente. No momento, a previsão permanece com a cota de inundação em 8 metros e a cota de atenção em 8,5 metros, porém há novas previsões de chuva para os próximos dias e este cálculo pode sofrer alterações.

Pico do nível do rio nesta sexta-feira

O ápice do nível do rio Itajaí-Açu em Rio do Sul nesta sexta-feira (12) foi de 7,46 centímetros às 5h40. Para registros oficiais, ao ultrapassar 7 metros, a cidade já registra nova enchente. No momento, sem chuva, o rio está em redução.

O volume de chuva registrado na cidade nas últimas 24 horas foi de 51,4 milímetros, medido em pluviômetro instalado na ponte Dom Tito Buss, entre os bairros Canta Galo e Jardim América, mesmo local onde é feita a medição oficial do nível do rio.

A barragem de Taió encontra-se com todas as comportas fechadas. Em Ituporanga, uma das cinco comportas está aberta.

Fonte: Rádio Educadora

Comunicar erro
Milur Modas
Cipriani Multimarcas

Comentários