Maranhão enfrenta desafios na manutenção dos recursos naturais

Estado registra crises relacionadas à escassez de água, além de indicadores de poluição, nos mares e rios, o que compromete a saúde da população.

Por Cassia Paim Kopsch em 30/06/2022 às 13:41:32

Preservação e conservação são duas palavras que ajudam a exemplificar o esforço contínuo, necessário e coletivo para o equilíbrio do meio ambiente. Neste domingo (5), há 50 anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia do Meio Ambiente, como data-chave para levantar discussões sobre a manutenção dos ecossistemas, com enfoque em soluções sustentáveis para o desenvolvimento da fauna e da flora.

O Maranhão, nos últimos anos, apresentou indicadores preocupantes relativos à qualidade da vida no meio ambiente.

Apenas 30% da água encontrada em todos o estado é considerada potável, de acordo com o trabalho 'Gestão das águas no Maranhão"', desenvolvido pelo professor e engenheiro sanitário e ambiental, Lúcio Macedo.

A situação das bacias hidrográficas é acompanhada por problemas no saneamento básico. O Instituto Trata Brasil, responsável por avaliar e catalogar estudos com enfoque em saneamento, divulgou, no ano de 2020 um levantamento no qual o Maranhão apresentou cerca de 2,7 milhões de pessoas sem acesso à água tratada.

O número corresponde a 43,6% da população. Além disso, pelo menos 5,3 milhões de maranhenses não dispõem do serviço de coleta de esgoto.

Fonte: G1

Comunicar erro
Milur Modas
Cipriani Multimarcas

Comentários

Ponto Com
Ponto Com
Papillon