Um grupo de 10 turistas resgatado após ficarem ilhados em uma cachoeira de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, informou o corpo de Bombeiros Militar.
Os bombeiros foram chamados por volta das 20h00 de domingo (15). O local é conhecido como cachoeira do salto do Rio Vermelho, na comunidade da Vagem do Braço. O grupo resgatado é do Acre. Entre as pessoas, havia uma criança de seis anos e três adolescentes de 14, 16 e 17 anos. O restante é de adultos, conforme os bombeiros.
Os turistas ficaram ilhados após um fenômeno conhecido como o cabeça da água, ou seja o aumento repentino e rápido do nível de rios e cachoeiras por causa das chuvas nas cabeceiras ou trechos mais altos do percurso.
Inicialmente, os bombeiros conseguiram resgatar cinco turistas, e o levaram para um local seguro. Em seguida, socorristas fizeram uma trilha por cerca de uma hora para chegar ao local onde as outras cinco pessoas estavam.
Por causa da dificuldade do acesso, já que havia três quedas de água no caminho, os bombeiros conseguiram chegar ao local onde cinco pessoas estavam por volta da meia-noite desta segunda-feira (16). Porém, o grupo estava na outra margem. Para resgata-los os bombeiros precisavam atravessar o rio, que estava com forte correnteza e nível de água 2 m acima do normal.
Por causa disso os socorristas conversaram com o grupo e orientaram que as pessoas aguardasse o amanhecer para o resgate, que haveria mais visibilidade. Isso foi feito, os Bombeiros permaneceram na mata durante toda madrugada, monitorando as condições do grupo.
Para o resgate, foram usadas técnicas de salvamento em altura em águas rápidas, incluindo cordas para as que as vítimas pudessem segurar atravessar para outra margem.
Portal Expresso