A chuva torrencial que atingiu o litoral norte de Santa Catarina entre a madrugada e a manhã desta quinta-feira (16) provocou alagamentos e transtornos em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e Camboriú. As equipes da Defesa Civil e forças de segurança atuam para prestar apoio às famílias afetadas.
Em Balneário Camboriú, parte do teto de um apartamento no Centro desabou, mobilizando o Corpo de Bombeiros para avaliar o risco de novos desabamentos. A cidade registra alagamentos em várias vias, com a Avenida Panorâmica interditada. Pontos críticos estão sendo monitorados e sinalizados por agentes de trânsito, enquanto equipes da Defesa Civil, secretaria de Obras e Segurança Pública trabalham para garantir a segurança da população.
O Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC) foi acionado, e uma família precisou ser removida de casa na rua Picapau devido à situação de risco.
Em Itajaí, diversos pontos de alagamento e risco de deslizamento foram registrados, agravados pelo solo encharcado após chuvas intensas nos últimos dias. Marinho Stringari, coordenador de monitoramento da Defesa Civil local, explicou que o volume expressivo de chuva foi causado pela rápida formação de um sistema de baixa pressão.
A Defesa Civil de Itajaí monitora áreas de risco e alagamentos, e a população pode acionar o 199 ou o 193 em caso de emergências. A previsão é de que a chuva diminua após as 10h, o que deve aliviar os pontos de alagamento, mas o risco de deslizamentos permanece devido à saturação do solo nas últimas 12 horas.
Rádio Educadora