As chuvas que atingem Santa Catarina colocaram oito cidades em situação de emergência. O temporal, que iniciou ainda na quinta-feira (16) e permanece nesta sexta-feira (17), já causou estragos em diferentes regiões. Segundo a Defesa Civil estadual, 781 pessoas estão desabrigadas e 104 desalojadas, e centenas de ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros, na Grande Florianópolis e Litoral Norte.
Segundo a corporação, as cidades que declararam situação de emergência, em Santa Catarina, ainda na quinta-feira, foram Florianópolis, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Tijucas, Camboriú, Balneário Camboriú e Itapema.
No fim da manhã desta sexta-feira, as cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis, Porto Belo, no Litoral Norte, e Ilhota, no Baixo Vale do Itajaí, se juntaram às demais. Abaixo, confira a situação de cada município.
Florianópolis:
Chuva permanece ao longo desta sexta-feira, com volume acumulado acima de 350 milímetros nas últimas 24 horas. Até o momento, foram mais de 70 ocorrências, incluindo 20 deslizamentos e colapsos de muros, 4 desabamentos de residências e 6 interdições.
Biguaçu:
Volume de chuva acima de 360 milímetros, segundo a Defesa Civil estadual, nas últimas 24 horas. Principal ponto de atenção é na BR-101, onde uma cratera se abriu na altura do quilômetro 181, bloqueando a rodovia nos dois sentidos.
Segundo a corporação, as cidades que declararam situação de emergência, em Santa Catarina, ainda na quinta-feira, foram Florianópolis, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Tijucas, Camboriú, Balneário Camboriú e Itapema.
No fim da manhã desta sexta-feira, as cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis, Porto Belo, no Litoral Norte, e Ilhota, no Baixo Vale do Itajaí, se juntaram às demais.
Tijucas:
Os principais pontos de atenção estão nos bairros Morretes, Nova Descoberta, Bairro da Praça e Centro. Foram 329 milímetros de chuva na cidade, nas últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil do estado. Um abrigo, organizado pela Prefeitura de Tijucas, Secretaria de Ação Social e voluntários, foi montado na Igreja Mevan para atingidos.
Camboriú:
Mais de sete mil casas foram afetadas no município, que integra a lista de cidades em situação de emergência em Santa Catarina. A prefeitura disponibilizou três abrigos para moradores que precisaram deixar suas residências. Os locais são:
- Ginásio de Esportes Governador Irineu Bornhausen – Rua Hercílio Zuchi, 38 – Centro
- Ginásio Francisco Duarte (Escola Clotilde Ramos Chaves) – Rua Jesuíno Anastácio Pereira – Areias
- Ginásio de Esportes Luís Augusto Ribeiro – Guga – Rua Alecrim – Conde Vila Verde.
Governador Celso Ramos:
O município, da Grande Florianópolis, é uma das cidades em situação de emergência em Santa Catarina. Segundo a prefeitura municipal, árvores caíram, alagamentos e estragos foram registrados em diferentes regiões, como Areias de Baixo, Praia do Bananal e Mirante da Armação.
Balneário Camboriú:
Nas últimas 24 horas, foram quase 200 milímetros de chuvas na cidade, que decretou situação de emergência após os estragos causados pelas chuvas. Aulas foram suspensas e abrigos foram instalados para auxiliar a população.
As principais avenidas da cidade estão interditadas. Todos os bairros estão com pontos de alagamento registrados. As equipes da Defesa Civil, secretaria de Obras e Segurança Pública estão totalmente mobilizadas e atuando para garantir a segurança da população.
Itapema:
Uma das cidades mais afetadas pela chuva, Itapema registra alagamentos, principalmente, nos bairros Várzea, Alto São Bento, Centro: (ruas 102 e 129, próximas ao Ceres) e Bairro Morretes. Um abrigo foi instalado no Salão da Capela Cristo Rei, localizado na rua 402-B, nº 128, no Bairro Morretes, para atender a população desalojada.
Palhoça:
Desde que as chuvas começaram, o município já acumula mais de 170 milímetros de chuva, com alagamentos e transtornos em diversas regiões. Os serviços municipais foram restritos aos essenciais, com demais servidores trabalhando de forma remota. A Sala de Situação foi aberta para monitorar de perto os impactos e planejar ações de resposta às chuvas.
Dois abrigos foram disponibilizados para a população: um no bairro Frei Damião e outro no Passa Vinte. Durante a madrugada, não houve registros de buscas por acolhimento, mas no início da manhã, pessoas já começaram a ser alojadas no Frei Damião.
Ilhota:
Em 24 horas, o município chegou a um acumulado de 159 milímetros de chuva, levando a administração a se juntar às outras nove cidades em situação de emergência. A previsão é de que a chuva retorne, ao longo da sexta-feira, o que pode intensificar os prejuízos à região.
Porto Belo:
A administração municipal contabiliza ao menos 64 pessoas desalojadas, entre adultos e crianças. As autoridades locais solicitam auxílio da população com doações para auxiliar os desalojados. Os mantimentos, como roupas, cobertores e produtos de higiene, podem ser entregues à Defesa Civil municipal.
ND Mais